quarta-feira, 25 de março de 2009

Pesquisa de Comunidades Virtuais: PETA

O tema que decidi explorar para a realização deste trabalho foi a PETA (People for The Ethical Treatment of Animals). Não tem qualquer propósito a ver com Multimédia mas acho interessante o facto de criarem comunidades com o intuito de travar certas e determinadas actividades que envolvem o sofrimento de espécies animais.
Comecei por procurar a comunidade virtual oficial no Twitter (escrevendo na procura a palavra 'PETA') e registei-me de imediato na mesma. O nome designa-se de officialpeta e é moderado por um utilizador de nome Lianne que faz parte da construção do site oficial da PETA. Um espaço onde podemos opinar sobre as diversas formas de crueldade praticadas em diversas partes do mundo e fazer parte do forum de discussão sobre as mesmas.
De seguida procurei esta comunidade no Flickr tentando várias palavras-chave como 'PETA' e 'official PETA' mas não encontrei um grupo oficial da mesma.
Por fim dirigi-me até ao Hi5, rede social essa onde me encontro inscrita e onde me foi mais facil procurar sobre este tema. Fui à minha lista de grupos e encontrei o grupo 'PETA'. Grupo esse criado a 9 de Abril de 2005 moderado pela Marta Correia, onde na discrição apenas se encontra escrito 'People for the ethical treatment of animals - http://www.peta.org/ ''. Grupo esse onde podemos deixar mensagens, iniciar novos tópicos de discução, ver os membros do grupo, partilgar grupos, definir notificações e por fim abandonar o grupo caso não estejamos mais interessados.
Em tom de conclusão apenas me restringi a sites cujo funcionamento já conhecia. Não me baseiei em motores de busca como o Google, pois já sabia onde encontrar comunidades virtuais sobre o tema em questão. Logo as expectativas iniciais foram positivas visto ter a certeza daquilo que estava a pesquisar e o modo como pesquisei. Quanto aos resultados finais fiquei um pouco decepcionada com o Flickr, visto não ter encontrado aquilo que pretendia (comunidades directas sobre o tema). O Twitter foi uma surpresa bastante agradável, pois consegui fazer parte dos seguidores do grupo oficial da PETA. Quanto à pesquisa no Hi5 não me surpeendeu, visto já ter conhecimento do grupo/comunidade em questão, já estando inscrita na mesma.

Campanha oficial da PETA (2009):

quarta-feira, 18 de março de 2009

Mini-relatório: 'Construção de Edentidade Online'

Começamos por criar contas em diversos sites com o propósito de iniciar e estruturar o nosso futuro profissional.
Comecei por me registar no Delicious, um site onde podemos guardar e partilhar diversas bookmarks, para mais tarde usufruirmos das mesmas. Quanto à primeira impressão do mesmo, penso que é um site um pouco confuso mas que mais tarde, adquirindo competências de como o manusear, penso que me será bastante útil.
O Flickr, por sua vez, é um site de armazenamento de fotografias. É bastante útil no que toca à partilha de informação de trabalhos realizados a nível profissional, bem como na troca de informações pessoais.
O Youtube é um site de armazenamento e partilha de vídeos. Já detinha conhecimento do mesmo, bem como da sua estruturação. Na área de Multimédia é bastante útil no que toca à produção de vídeo.
Por último, registei-me no Twitter. Aquilo a que podemos chamar de 'microbloggig' onde podemos enviar actualizações pessoais escrevendo apenas até 140 caracteres.
Penso que todos eles servem de ajuda à integração no mundo virtual, bem como no mundo profissional, devido à crescente dependência da tecnologia no mundo actual.

domingo, 8 de março de 2009

Bons filmes...

The Last House On The Left (1972)

IMDb

To avoid fainting, keep repeating "It's only a movie...It's only a movie..."

quarta-feira, 4 de março de 2009

Wikis

Optei por escolher dois temas interligados. O Cinema e o Vídeo.
Uma wiki que me despertou interesse foi a Cinemawiki. Nela, podemos ver filmes online, ler opiniões acerca dos mesmos e consequentemente participar na discussão de opiniões, adicionar filmes e escrever fontes adicionais sobre estes.
Quanto ao tema 'vídeo' encontrei o YouTube_Wiki. Este é semelhante ao original YouTube em quase todos os aspectos, pois os próprios vídeos ao serem vistos nos encaminham para as páginas oficiais do Youtube. A diferença é que no YouTube_Wiki podemos modificar a página principal a nosso bom gosto. Podemos, também, fazer o upload de vídeos sem violar os Termos de Contrato.
Por último, encontrei uma Wiki também ela interessante. Real D Cinema é o nome da mesma.
O conteúdo da mesma pauta-se pela tecnologia a 3 dimensões e numa alta definição de visualização dos vídeos (filmes). Podemos encontrar filmes nos quais foi usado o formato 3D e os filmes que se avizinham, também eles a 3 dimensões.
Concluindo, existem muitas Wikis espalhadas pela Web, das quais podemos tirar partido e ter uma participação activa na sua construção.