quarta-feira, 27 de maio de 2009

Balanço Geral da Disciplina

Quando soube que iria ter uma cadeira denominada "Cibercultura", confesso que não compreendi a sua utilidade nem o porquê de estar inserida no curso de "Multimédia".
As expectativas iniciais, não foram, de todo aliciantes, visto não ter conhecimento prévio da cadeira.
Com a evolução das aulas, dos trabalhos efectuados, das contas criadas, percebi então o propósito de tal cadeira.
Tive, naturalmente, algumas dificuldades na realização de certos exercícios, tais como:
Análise de Weblogs e seus Conteúdos, em que demorei a perceber o que seria o chamado "SocialBookmark" e "Crowdsourced Content".
Pesquisa: Mundos Virtuais, que confesso ter demorado bastante tempo a realiza-lo. Não propriamente por não saber o significado dos mesmos mas ao tentar encontrar exemplos para estes. Foi o exercício que mais tempo me demorou a fazer, mas que deu frutos no final da realização do mesmo.
Quanto ao resto dos exercício, penso não ter levantado grandes questões.
Consegui, por fim compreender a utilização de diversas ferramentas no contexto académico e profissional. Penso que o Youtube e o Flickr, dado o curso que frequentamos, serão os melhores exemplos. O Youtube, por um lado, pois podemos publicar trabalhos nossos em video na Web estando ao alcance de todos, enquanto que no Flickr podemos expor trabalhos de design e tratamento de imagens. O Twitter, como já vimos, também tem a sua utilidade, nomeadamente no que toca aos apelos criados via web. Em contexto académico, podemos encontrar N pessoas que se interessam pelo tema das novas tecnologias multimédia, podendo criar ligações entre os utilizadores e trocando ideias com os mesmos.
O Delicious, como já referi no post anterior, não me trouxe nada de novo. Tenho alguns favoritos guardados, sim, mas não tenho por habito utilizá-los.
Desta feita, e em tom de conclusão, foi interessante o decorrer das aulas de "Cibercultura". Aprendi e esforçei-me para aprender/compreender os conteúdos programáticos da mesma e estou satisfeita com o resultado obtido.

Construção de Identidade Online Parte III

O balanço do trabalho desenvolvido ao longo do semestre foi bastante positivo.
Tive dificuldades na elaboração de determinados trabalhos, mas com o evoluir dos conhecimentos adquiridos nas aulas fui compreendendo melhor e aperfeiçoando os trabalhos pedidos.
Quando me inscrevi em determinados sites não percebi o porquê de o fazer, nomeadamente o Delicious, e confesso que de todos os sites, é aquele a que menos uso dou (ou não dou de todo).
Quando ás outras contas criadas, compreendi melhor o uso de determinados sites, como o Twitter e o Flickr. O Youtube já conhecia o funcionamento e não me foi difícil utiliza-lo.
Compreendi melhor o porquê da utilização do Twitter e o fim a q está destinado.
O Flickr é um óptimo meio de conseguir imagens HQ e de publicação de conteúdos programáticos que, mais tarde, nos poderão ajudar na nossa carreira académica.
No geral, penso que tudo o que fizemos e aprendemos com estes sites e os demais exercícios, serviu para melhor entrarmos no mundo que nos rodeia (ciberesfera) e nos manter actualizados e capazes de desenvolver aptidões para mais tarde as por-mos em prática.

quarta-feira, 20 de maio de 2009