quarta-feira, 25 de março de 2009

Pesquisa de Comunidades Virtuais: PETA

O tema que decidi explorar para a realização deste trabalho foi a PETA (People for The Ethical Treatment of Animals). Não tem qualquer propósito a ver com Multimédia mas acho interessante o facto de criarem comunidades com o intuito de travar certas e determinadas actividades que envolvem o sofrimento de espécies animais.
Comecei por procurar a comunidade virtual oficial no Twitter (escrevendo na procura a palavra 'PETA') e registei-me de imediato na mesma. O nome designa-se de officialpeta e é moderado por um utilizador de nome Lianne que faz parte da construção do site oficial da PETA. Um espaço onde podemos opinar sobre as diversas formas de crueldade praticadas em diversas partes do mundo e fazer parte do forum de discussão sobre as mesmas.
De seguida procurei esta comunidade no Flickr tentando várias palavras-chave como 'PETA' e 'official PETA' mas não encontrei um grupo oficial da mesma.
Por fim dirigi-me até ao Hi5, rede social essa onde me encontro inscrita e onde me foi mais facil procurar sobre este tema. Fui à minha lista de grupos e encontrei o grupo 'PETA'. Grupo esse criado a 9 de Abril de 2005 moderado pela Marta Correia, onde na discrição apenas se encontra escrito 'People for the ethical treatment of animals - http://www.peta.org/ ''. Grupo esse onde podemos deixar mensagens, iniciar novos tópicos de discução, ver os membros do grupo, partilgar grupos, definir notificações e por fim abandonar o grupo caso não estejamos mais interessados.
Em tom de conclusão apenas me restringi a sites cujo funcionamento já conhecia. Não me baseiei em motores de busca como o Google, pois já sabia onde encontrar comunidades virtuais sobre o tema em questão. Logo as expectativas iniciais foram positivas visto ter a certeza daquilo que estava a pesquisar e o modo como pesquisei. Quanto aos resultados finais fiquei um pouco decepcionada com o Flickr, visto não ter encontrado aquilo que pretendia (comunidades directas sobre o tema). O Twitter foi uma surpresa bastante agradável, pois consegui fazer parte dos seguidores do grupo oficial da PETA. Quanto à pesquisa no Hi5 não me surpeendeu, visto já ter conhecimento do grupo/comunidade em questão, já estando inscrita na mesma.

Campanha oficial da PETA (2009):

1 comentário:

  1. Não sendo o Twitter um espaço directo de comunidades virtuais, a utilização deste espaço pela PETA pde promover o sentido de comunidade. Observação muito interessante.

    Exercício avaliado.

    Inês Amaral

    ResponderEliminar